MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
CURSISTA: Luiz Armando Costa
TUTORA: MÔNICA FARIAS FERREIRA TELES
Módulo Intermediário
TURMA: UFPB 02

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO



Trabalho final – Gêneros Textuais em Projeto Didático

Introdução

Acompanhamos desde a última década mudanças nas aulas de Língua Portuguesa com a introdução do estudo dos gêneros textuais. No entanto percebe-se que ainda predomina o ensino centrado apenas nas características de cada gênero. É uma abordagem que desconsidera os processos de comunicação, a interação entre os sujeitos, os elementos não-verbais, as práticas de linguagem e os aspectos que envolvem a produção de textos: “o que dizer, a quem dizer, como dizer” ou ainda, o ouvinte, o escritor e o leitor. Nesse caso, é necessário que os professores se orientem também para o desenvolvimento dos chamados comportamentos escritores e leitores, ou seja, a finalidade envolvida no ato de ler e escrever.

Justificativa

Pretende-se com o projeto didático superar o ensino dos gêneros textuais que tem como finalidade as suas características ao propor atividades que integrem diferentes propósitos, a fim de que os estudantes possam encontrar sentido no estudo da Língua Portuguesa e tornem-se, de fato, “praticantes da leitura e da escrita”, conforme a educadora argentina, Délia Lerner.
As atividades propostas têm o intuito de fazer uma análise dos gêneros presentes nos textos jornalísticos como um meio para explorar o funcionamento da língua, além de promover a capacidade de comunicação dos estudantes a partir da produção de textos.

Público alvo

Estudantes do 7º ano




Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nazinha Barbosa


Tempo de duração

Oito aulas

Disciplina

Língua Portuguesa

Desenvolvimento

1º momento

Reuniões para avaliar o ensino dos gêneros textuais, e discutir o Projeto Pedagógico com a equipe de especialistas e professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.

2º momento

Apresentação do Projeto Pedagógico para os estudantes do 7º ano. Questionamentos feitos para a turma: qual é a função do jornal como mídia impressa? Quem tem a prática da leitura de jornais? Quais são as matérias de maior interesse para vocês?
Explicar a função do jornal como meio de comunicação muito importante para o domínio da expressão verbal e escrita. Destacar ainda o papel do escritor e do leitor diante dos diversos gêneros textuais presentes no jornal.
Escolher e reproduzir cópias de quatro gêneros textuais presentes no jornal: notícia, reportagem, artigo de opinião e charge. Dividir a turma em quatro grupos e distribuir um gênero para cada grupo.
A primeira atividade será a leitura do professor que deverá demonstrar a intencionalidade do autor (escritor) e o impacto sobre os ouvintes. Importante ressaltar a forma aplicada a cada gênero (título, posição do texto, as colunas, as imagens e legendas) e a mensagem contida no texto. Observar e comentar como é feita a apresentação da manchete principal do jornal.

3º momento

Com os grupos reunidos, propor as seguintes questões: para quem se destina o gênero escolhido? Qual o tema escolhido? Quem é o autor? Você concorda com ele?
Em seguida fazer a seguinte atividade: utilizar o mesmo tema e redigir um texto para determinado gênero de outro grupo. Por exemplo, o grupo que ficou com o gênero notícia, vai produzir um texto com o mesmo tema sobre uma reportagem.

4º momento

Trazer para a sala de aula quatro exemplares de jornais e pedir que os grupos identifiquem os seguintes gêneros: notícia, classificados e reportagem; a seguir orientá-los para que comparem e destaquem as diferenças entre esses gêneros.
Ressaltar para os alunos alguns aspectos dos diferentes textos: tempos verbais, a linguagem, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

5º momento

Produção de textos. Formar equipes de reportagem jornalística. Escolher um tema e propor a produção de gêneros textuais a partir da coleta de dados com entrevistas realizadas na escola, fatos marcantes do momento na cidade e também de situações ocorridas no ambiente escolar.
Revisar e analisar com os alunos o material produzido e depois expor em formato de jornal impresso, com todas as suas características gráficas e de conteúdos, para apresentação em sala de aula e no acervo da biblioteca escolar.

Referências

Revista Nova Escola On line. Produção de texto. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/

PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª. a 8ª. Séries – vol.2, Língua Portuguesa, p.21 – MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf

Conteúdo do módulo Mídia Material Impresso. Disponível em:
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_intermediario/Apostilas/Terceira_Etapa_Formando_Leitores_Autores.pdf

Luiz Armando Costa
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